domingo, 4 de janeiro de 2009

Catástrofes — são castigos divinos?

Julga o Deus Todo-Poderoso Comunidades Hoje em Dia?
Não se pode negar que Deus fez isso no passado. Os exemplos registrados nas Escrituras — o Dilúvio dos dias de Noé, a destruição de Sodoma e Gomorra, e, em duas ocasiões, a destruição de Jerusalém, cidade associada ao Seu grande nome — mostram que o Deus Todo-Poderoso pode trazer punição deliberada àqueles que repetidamente deixam de manter Seus padrões. — Gênesis 7:11, 17-24; 19:24, 25; 2 Crônicas 36:17-21; Mateus 24:1, 2.
Mas que dizer de hoje? Que haveria um período de calamidades mundiais foi predito por Cristo Jesus em Mateus, capítulo 24, Marcos, capítulo 13 e Lucas, capítulo 21. Nesses capítulos, ele forneceu aviso profético de eventos e de condições que estariam associados à terminação deste sistema de coisas, de modo que pessoas refletivas pudessem entender que ele estava governando invisivelmente desde o céu. Tais profecias estão tendo cumprimento hoje. Deve-se observar, porém, que, junto com cada um dos julgamentos acima mencionados, Jeová Deus, antes da destruição, forneceu claros e repetidos avisos. (Amós 3:7) Todavia, no caso das catástrofes naturais que ocorrem em nossos dias, os avisos geralmente procedem de autoridades seculares, baseados em observações científicas.
Além disso, o discípulo Tiago nos informa, no capítulo um de sua carta, versículo 13: "Por coisas más, Deus não pode ser provado, nem prova ele a alguém." Com a crescente população mundial, o homem passou a viver próximo a muitos perigos em potencial. A demanda de espaço para moradias e para o cultivo de alimentos resulta no desmatamento de áreas que antes eram florestas, contribuindo, às vezes, até mesmo para a intensidade de certas calamidades naturais resultantes de chuvas em excesso e o rápido escoamento.
Portanto, não seria correto dizer que as catástrofes naturais sejam diretamente enviadas pelo Deus Todo-Poderoso como castigo para os que moram nas regiões atingidas. De fato, é fácil perceber que muitas pessoas inocentes, tais como criancinhas, são as que mais sofrem em tempos de aflição. No entretanto, embora o Deus Todo-Poderoso não cause tais calamidades, ainda assim podemos perguntar:
Há Lições Que Podemos Aprender?
Sim. Para os que moram nas regiões atingidas, há o teste de quanto valor dão aos bens materiais, em contraste com a própria vida. Algumas pessoas, nessas ocasiões, têm corrido riscos de vida desnecessários, apenas para salvar uns poucos pertences. Precisamos lembrar-nos de que Jesus declarou: "Mesmo quando alguém tem abundância, sua vida não vem das coisas que possui." (Lucas 12:15) Bens materiais podem ser recuperados, mas não se pode recuperar a vida. — Mateus 6:19, 20, 25-34.
Catástrofes naturais também fazem as pessoas refletir em como levam a vida. O apóstolo Paulo exortou os cristãos a terem cuidado com o seu modo de proceder: "Portanto, vejam bem como vivem. Não vivam como ignorantes, mas como sábios. Aproveitem bem o tempo porque os dias em que vivemos são maus." (Efésios 5:15, 16, A Bíblia na Linguagem de Hoje) Toda prova que a pessoa enfrenta na vida é um lembrete da importância de se ter forte fé.
Uma terceira lição que aprendemos das calamidades naturais é que precisamos desenvolver maior sentimento de solidariedade, ou empatia, por outros. Na região da catástrofe, é necessário mostrar preocupação amorosa para com os companheiros de infortúnio, em vez de adotar a atitude de que cada um tem de arranjar-se sozinho. Isto se dá especialmente com aqueles a quem se confiou a responsabilidade de cuidar de outros. O profeta Isaías descreveu os que ele chamou de "príncipes" como "abrigo contra o vento e como esconderijo contra o temporal, como correntes de água numa terra árida, como a sombra dum pesado rochedo numa terra esgotada". — Isaías 32:1, 2.
Ao mostrar empatia durante catástrofes, há muitas oportunidades para partilhar com outros o que possuímos, tanto em palavras como em ações. Por exemplo, a erupção vulcânica do monte Pinatubo e suas subseqüentes catástrofes propiciaram incontáveis oportunidades de participar em ajudar aqueles que tiveram de fugir da área do desastre. Muitos careciam até dos meios para obter o alimento diário. Assim, as pessoas puderam mostrar abnegação por ajudar a outros. Todavia, muitos ainda se têm perguntado:
Haverá um Julgamento Final da Humanidade?
Sim, haverá, conforme a Palavra de Deus mostra claramente. (Mateus 24:37-42; 2 Pedro 3:5-7) Antes que ocorra esse julgamento, precisa ser realizada uma obra de aviso mundial, como profetizou Jesus adicionalmente: "Também, em todas as nações têm de ser pregadas primeiro as boas novas." — Marcos 13:10.
Assim, todos nós precisamos perguntar-nos: ‘O que farei?’ Incentivamo-lo a tomar tempo para investigar o que a Bíblia exorta cada um de nós a fazer, a fim de sobrevivermos a essa calamidade global.

4 comentários:

João Paulo Mendes disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
GERALDO CARDOSO disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Apóstolo TDS disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Apóstolo TDS disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.