sexta-feira, 2 de março de 2012

Quem eram os “banqueiros” mencionados por Jesus em uma de suas ilustrações, e como eles atuavam?


Jesus falou de um amo que censurou seu escravo improdutivo, dizendo: “Devias ter depositado meu dinheiro de prata junto aos banqueiros, e, na minha chegada, eu estaria recebendo o meu com juros.” — Mateus 25:27.
Nos dias de Jesus não havia grandes instituições financeiras como as que existem hoje. No entanto, havia agiotas que já por muito tempo pagavam juros aos que deixavam dinheiro depositado com eles e emprestavam dinheiro a outros cobrando uma taxa de juros mais alta. Segundo o The Anchor Bible Dictionary (Dicionário Bíblico Anchor), empréstimos com taxas de juros eram comuns na Grécia no quarto século AEC. E, durante o período de paz estabelecido pelos romanos, as taxas de juros anuais sobre crédito por todo o Império Romano oscilavam entre 4% e 6%.
A Lei mosaica proibia emprestar dinheiro a juros aos israelitas necessitados. (Êxodo 22:25) Parece que essa regra se aplicava principalmente a empréstimos feitos aos pobres. No entanto, conforme indica a ilustração de Jesus, era costume receber juros sobre dinheiro depositado com os agiotas, ou “banqueiros”. Assim, como sempre, Jesus se referiu a algo que seus ouvintes conheciam.

Um comentário:

Anônimo disse...

verdadeemfoco.com.br