sexta-feira, 2 de março de 2012

Como Deus encarava a prática da astrologia entre os israelitas?


Segundo um dicionário, astrologia é o “estudo, arte ou prática, cujo objetivo é decifrar a influência dos astros no curso dos acontecimentos terrestres e na vida das pessoas”. Ao passo que a Terra gira em torno do Sol a cada ano, as constelações mudam de posição quando observadas da Terra. Desde os tempos antigos, as pessoas têm observado essas mudanças e atribuído grande significado a elas.
É provável que tenham sido os babilônios antigos que deram início à astrologia, fazendo das estrelas e das constelações objetos de adoração. Os israelitas passaram a praticar essa forma de adoração quando se desviaram da adoração verdadeira. Assim, na época do rei judeu Josias, a astrologia era amplamente praticada no país. A forma de Deus encarar esse assunto era clara. Séculos antes, a Lei mosaica havia proibido a adoração de estrelas sob pena de morte. — Deuteronômio 17:2-5.
Entre as medidas tomadas pelo Rei Josias para corrigir as práticas religiosas dos judeus estava a proibição de se fazer sacrifícios “ao sol e à lua, e às constelações do zodíaco, e a todo o exército dos céus”. O registro bíblico diz que o rei fez isso porque queria ‘seguir a Jeová e guardar seus mandamentos’. (2 Reis 23:3-5) Isso estabeleceu um padrão até mesmo para as pessoas hoje que desejam adorar a Deus “com espírito e verdade”. — João 4:24.

Nenhum comentário: