sexta-feira, 2 de março de 2012

Quem eram os escribas que se opuseram a Jesus?


Durante seu ministério, Jesus teve contato com escribas não só em Jerusalém, mas também em cidades menores e aldeias. Fora de Jerusalém — e até mesmo em comunidades judaicas fora da Palestina — esses homens tinham certa autoridade, eram versados na Lei e podem ter servido como copistas ou juízes locais. — Marcos 2:6; 9:14; Lucas 5:17-21.
Em Jerusalém, os escribas tinham participação ativa no governo judaico. (Mateus 16:21) Seu papel, diz a obra The Anchor Bible Dictionary (Dicionário Bíblico Anchor), “pelo visto estava ligado aos sacerdotes, nos procedimentos judiciais, na aplicação das leis e costumes judaicos, e também nos assuntos rotineiros do Sinédrio”. Por causa de sua alta posição como instrutores da Lei, alguns desses escribas eram até mesmo membros do Sinédrio, ou alta corte judaica. Eles serviam com os principais sacerdotes e com os fariseus.
Na maioria das vezes, os escribas aparecem como opositores religiosos de Jesus. No entanto, alguns não se opunham a ele. Por exemplo, um escriba disse a Jesus: “Eu te seguirei para onde quer que fores.” Jesus disse a outro: “Não estás longe do reino de Deus.” — Mateus 8:19; Marcos 12:28-34.

Nenhum comentário: