sexta-feira, 2 de março de 2012

Por que Zacarias predisse a destruição da cidade de Tiro muito depois de ela ter sido destruída pelos babilônios?


A antiga Tiro, situada na costa do Mediterrâneo, na realidade consistia de duas partes. Uma ficava no continente, e a outra, numa ilha.
Houve uma época em que os habitantes de Tiro tinham boas relações com os israelitas. Mais tarde, porém, Tiro tornou-se próspera e começou a desafiar a Jeová Deus, a ponto de roubar ouro e prata dos israelitas e vender alguns deles como escravos. ( Joel 3:4-6) Isso resultou no julgamento desfavorável de Jeová. Por meio de seus profetas, Jeová predisse que Tiro cairia às mãos do rei babilônio Nabucodonosor, que levou seu exército até Tiro depois de ter destruído Jerusalém em 607 AEC. — Isaías 23:13, 14; Jeremias 27:2-7; Ezequiel 28:1-19.
Prestes a serem derrotados, os habitantes de Tiro fugiram com seus pertences para a cidade-ilha. Os babilônios destruíram a cidade continental. Quase cem anos mais tarde, Jeová inspirou seu profeta Zacarias a proferir Seu julgamento contra Tiro: “Eis que o próprio Jeová a desapossará e certamente golpeará a sua força militar lançando-a dentro do mar; e ela mesma será devorada pelo fogo.” — Zacarias 9:3, 4.
Em 332 AEC, a cidade-ilha foi destruída por Alexandre, o Grande, cumprindo assim a profecia de Zacarias. Para fazer isso, Alexandre construiu um aterro de 800 metros desde o continente até a ilha, usando o madeiramento e as pedras das ruínas da antiga Tiro. Isso também foi profetizado por Ezequiel. — Ezequiel 26:4, 12.

Nenhum comentário: