sexta-feira, 2 de março de 2012

Por que geralmente se faz referência a 12 tribos de Israel quando na verdade havia 13 tribos?


As tribos, ou famílias, de Israel descenderam dos filhos de Jacó, cujo nome foi mudado para Israel. Esse patriarca teve 12 filhos — Rubem, Simeão, Levi, Judá, Dã, Naftali, Gade, Aser, Issacar, Zebulão, José e Benjamim. (Gênesis 29:32–30:24; 35:16-18) Onze tribos receberam o nome desses irmãos, mas nenhuma o de José. Em vez disso, duas tribos receberam o nome de seus filhos, Efraim e Manassés, que foram reconhecidos plenamente como cabeças tribais. Portanto, Israel tinha 13 tribos. Então, por que a Bíblia em geral fala de 12?
Primeiro, entre os israelitas, os homens da tribo de Levi foram escolhidos para servir no tabernáculo de Jeová e mais tarde no templo. Portanto, eles eram isentos do serviço militar. Jeová disse a Moisés: “Somente a tribo de Levi não deves registrar e não deves incluir a soma deles entre os filhos de Israel. E tu mesmo encarrega os levitas do tabernáculo do Testemunho e de todos os seus utensílios, e de tudo o que pertence a ele.” — Números 1:49, 50.
Segundo, os levitas não ganharam um território na Terra Prometida. Em vez disso, receberam 48 cidades espalhadas por todo o Israel. — Números 18:20-24; Josué 21:41.
Por esses dois motivos, a tribo de Levi normalmente não era incluída na lista das tribos. Assim, em geral, dizia-se que as tribos de Israel eram 12. — Números 1:1-15.

Nenhum comentário: