sexta-feira, 2 de março de 2012

Que tipo de trabalho Jesus fazia como carpinteiro?


O pai adotivo de Jesus era carpinteiro. Jesus aprendeu a mesma profissão. Quando iniciou seu ministério com “cerca de trinta anos”, ele era considerado um carpinteiro habilidoso e não apenas “o filho do carpinteiro”. — Lucas 3:23; Mateus 13:55; Marcos 6:3.
Na cidade natal de Jesus havia necessidade de equipamentos agrícolas, como arados e jugos, que eram principalmente de madeira. O carpinteiro fazia outras coisas, incluindo móveis — mesas, cadeiras, bancos e baús — e também portas, janelas, fechaduras de madeira e vigas. De fato, parte do trabalho do carpinteiro incluía construção.
Em uma ilustração, João Batista mencionou o machado, uma ferramenta que Jesus e outros carpinteiros provavelmente usavam para derrubar árvores. Depois, eles cortavam a madeira em vigas no mesmo local ou a transportavam até a carpintaria. Sem dúvida, esse aspecto do trabalho exigia muita força física. (Mateus 3:10) Isaías alista outras ferramentas usadas pelos carpinteiros nos seus dias: “Quanto ao escultor de madeira, estendeu o cordel de medir; demarca-a com giz vermelho; trabalha-a com a raspadeira; e continua a demarcá-la com o compasso.” (Isaías 44:13) Descobertas arqueológicas confirmam o uso de serras de metal, martelos de pedra e pregos de bronze nos tempos bíblicos. (Êxodo 21:6; Isaías 10:15; Jeremias 10:4) Portanto, é razoável concluir que Jesus usava ferramentas como essas.

Nenhum comentário: