sexta-feira, 2 de março de 2012

O que o apóstolo Paulo tinha em mente quando falou sobre uma “procissão triunfal”?


Paulo escreveu: “Deus . . . nos conduz numa procissão triunfal, em companhia do Cristo, e . . . faz que o cheiro do conhecimento dele seja perceptível em toda a parte por nosso intermédio! Pois, para Deus somos cheiro fragrante de Cristo entre os que estão sendo salvos e entre os que estão perecendo; para estes últimos, cheiro que procede da morte para a morte, para os primeiros, cheiro que procede da vida para a vida.” — 2 Coríntios 2:14-16.
O apóstolo Paulo se referia à prática romana de realizar uma procissão comemorativa para honrar um general pela sua vitória sobre os inimigos do Estado. Naqueles eventos, os despojos e os prisioneiros de guerra eram exibidos publicamente, e touros eram levados para serem sacrificados enquanto o general vitorioso e seu exército eram aclamados. No fim da procissão os touros eram sacrificados, e é provável que muitos prisioneiros fossem executados.
A metáfora “cheiro fragrante de Cristo”, que significa vida para alguns e morte para outros, “possivelmente se baseia na prática romana de queimar incenso ao longo do trajeto da procissão”, diz a The International Standard Bible Encyclopedia (Enciclopédia Bíblica Padrão Internacional). “A fragrância, que significava o triunfo dos vitoriosos, lembrava aos cativos a execução que provavelmente os aguardava.”

Nenhum comentário: