sexta-feira, 2 de março de 2012

Qual era o tamanho das pedras do templo em Jerusalém?


Ao conversar com Jesus sobre o templo em Jerusalém, os discípulos exclamaram: “Olha, Mestre! Que pedras enormes! Que construções magníficas!” (Marcos 13:1, Nova Versão Internacional) Mas qual era o tamanho de algumas dessas pedras?
Na época em que Jesus estava na Terra, o Rei Herodes tinha duplicado o tamanho do monte do Templo em comparação com o dos dias de Salomão. Era a maior plataforma já construída pelo homem no mundo antigo, medindo cerca de 480 metros por 280 metros. Dizem que algumas das pedras usadas nessa construção tinham 11 metros de comprimento, 4,5 metros de largura e 3 metros de altura. Algumas delas pesavam mais de 50 toneladas. Uma até mesmo pesava quase 400 toneladas e era “sem igual em qualquer parte do mundo antigo”, segundo certo erudito.
Em resposta às palavras de seus discípulos, Jesus disse: “Observas estes grandes edifícios? De modo algum ficará aqui pedra sobre pedra sem ser derrubada.” (Marcos 13:2) Muitas dessas enormes pedras ainda podem ser vistas onde caíram depois de terem sido afrouxadas e empurradas morro abaixo pelos soldados romanos em 70 EC.

Nenhum comentário: