sexta-feira, 2 de março de 2012

Por que o óleo perfumado que Maria usou era tão caro?


Alguns dias antes da morte de Jesus, Maria, irmã de Lázaro, “veio . . . com um vaso de alabastro com óleo perfumado, nardo genuíno, muito dispendioso”, e derramou-o sobre a cabeça de Jesus. (Marcos 14:3-5; Mateus 26:6, 7; João 12:3-5) Os relatos de Marcos e de João dizem que esse perfume valia 300 denários — cerca do salário de um ano de um trabalhador comum.
Qual era a origem desse óleo caro? Uma pequena planta aromática (Nardostachys jatamansi) encontrada nas montanhas do Himalaia é, em geral, considerada a fonte do nardo mencionado na Bíblia. Por ser caro, o nardo muitas vezes era adulterado e até mesmo falsificado. Mas tanto Marcos como João usaram a expressão “nardo genuíno”. O fato de esse óleo perfumado ser tão caro indica que ele talvez tenha vindo da distante Índia.
Por que o relato de Marcos diz que Maria ‘rompeu o vaso de alabastro’? Um vaso de alabastro era geralmente modelado com um gargalo estreito, fácil de vedar para impedir a evaporação da valiosa fragrância. Alan Millard, no seu livro Discoveries From the Time of Jesus (Descobertas da Época de Jesus), diz: “Dá para perceber que a mulher estava tão ansiosa que nem parou para destampar o vaso, mas foi logo quebrando o [seu gargalo], o que liberou todo o perfume de uma só vez.” Isso explica por que a “casa encheu-se com a fragrância do óleo perfumado”. (João 12:3) Realmente, um presente muito caro, mas bem apropriado. Por quê? Porque pouco antes, essa mulher apreciativa havia presenciado Jesus ressuscitar seu amado irmão, Lázaro. — João 11:32-45.

Nenhum comentário: