sexta-feira, 2 de março de 2012

Jericó — uma cidade ou duas?


Mateus, Marcos e Lucas registraram na Bíblia uma cura milagrosa que ocorreu perto de Jericó. (Mateus 20:29-34; Marcos 10:46-52; Lucas 18:35-43) Mateus e Marcos dizem que Jesus realizou esse milagre quando ele estava “saindo” de Jericó, mas Lucas diz que isso ocorreu quando Jesus estava “chegando” perto de Jericó.
Nos dias de Jesus, será que existia só uma cidade chamada Jericó ou duas? O livro Bible Then & Now (A Bíblia, Ontem e Hoje) responde: “Na época do Novo Testamento, Jericó tinha sido reconstruída a cerca de uma milha (1,6 quilômetro) ao sul da cidade antiga. Herodes, o Grande, havia construído um palácio de inverno ali.” Isso é confirmado pelo livro Archaeology and Bible History (A Arqueologia e a História Bíblica), que diz: “A Jericó do tempo de Jesus era uma cidade dupla. . . . A antiga cidade judaica ficava a cerca de uma milha da cidade romana.”
Assim, Jesus talvez tenha realizado o milagre quando estava saindo da cidade judaica e se aproximando da cidade romana ou vice-versa. Portanto, fica claro que conhecer as circunstâncias que existiam no tempo da escrita dos acontecimentos ajuda a esclarecer o que poderia parecer uma contradição.

Nenhum comentário: