sexta-feira, 2 de março de 2012

Por que Jesus ao orar a Jeová usou a expressão “Aba, Pai”?


A palavra ʼab‧báʼ em aramaico pode significar “o pai” ou “ó Pai”. Em cada uma das três vezes em que esse termo aparece nas Escrituras, ele é parte de uma oração e é usado com referência ao Pai celestial, Jeová. Qual é o significado dessa palavra?
A The International Standard Bible Encyclopedia (Enciclopédia Bíblica Padrão Internacional) diz: “Na linguagem coloquial dos dias de Jesus, ʼabbāʼ era primariamente um termo íntimo e respeitoso dado pelos filhos ao seu pai.” Essa era uma forma carinhosa de se dirigir ao pai e estava entre as primeiras palavras que uma criança aprendia a falar. Jesus usou essa expressão num apelo fervoroso ao seu Pai. No jardim de Getsêmani, apenas horas antes de sua morte, Jesus se dirigiu a Jeová com as palavras “Aba, Pai”. — Marcos 14:36.
“ʼAbbāʼ como uma forma de se dirigir a Deus é extremamente incomum na literatura judaica do período greco-romano, sem dúvida porque os judeus consideravam irreverente dirigir-se a Deus com um termo tão familiar”, continua dizendo a obra de referência acima mencionada. No entanto, “o uso . . . que Jesus fez desse termo em oração é uma maneira indireta de reforçar sua afirmação notável de que tem um relacionamento bem achegado com Deus”. As duas outras ocorrências da palavra “Aba” nas Escrituras — ambas nos escritos do apóstolo Paulo — indicam que os cristãos do primeiro século também a usavam em suas orações. — Romanos 8:15; Gálatas 4:6.

Nenhum comentário: