sexta-feira, 2 de março de 2012

Por que Jesus demorou quatro dias para chegar ao túmulo de Lázaro?


Basicamente, parece que Jesus planejou que fosse assim. Por que podemos dizer isso? Note o relato registrado em João capítulo 11.
Quando Lázaro, amigo de Jesus que morava em Betânia, ficou gravemente doente, suas irmãs mandaram avisar Jesus. (Versículos 1-3) Nessa ocasião, Jesus se encontrava a cerca de dois dias de viagem de Betânia. (João 10:40) Pelo visto, Lázaro morreu por volta do tempo em que Jesus recebeu a notícia de sua doença. O que Jesus fez? Ele ‘permaneceu dois dias no lugar onde estava’ e então partiu para Betânia. (Versículos 6, 7) Assim, por esperar dois dias para partir e depois viajar mais dois dias, ele chegou ao túmulo quatro dias após a morte de Lázaro. — Versículo 17.
Antes disso, Jesus havia realizado duas ressurreições — uma logo após a morte da pessoa e a outra provavelmente mais tarde no mesmo dia da morte. (Lucas 7:11-17; 8:49-55) Será que ele conseguiria ressuscitar alguém morto por quatro dias, cujo corpo já havia começado a se decompor? (Versículo 39) É interessante notar o que uma obra de referência bíblica diz sobre certa crença entre os judeus. Eles acreditavam que não existia esperança “para uma pessoa que estava morta por quatro dias; a essa altura, o corpo já apresentava sinais visíveis de decomposição, e a alma, que se pensava pairar sobre o corpo por três dias, havia partido”.
Se qualquer uma das pessoas reunidas perto do túmulo tivesse dúvidas, ela estava prestes a testemunhar o poder de Jesus sobre a morte. Em pé diante do túmulo aberto, Jesus clamou: “Lázaro, vem para fora!” Daí, “o homem que estivera morto saiu”. (Versículos 43, 44) A ressurreição, não o conceito falso que muitos têm de que a alma continua viva após a morte, é a esperança real para os mortos. — Ezequiel 18:4; João 11:25.

Nenhum comentário: