sexta-feira, 2 de março de 2012

Por que as pessoas dizem “amém” no fim de uma oração?


A palavra “amém”, tanto em português como em grego, é uma transliteração da palavra hebraica ʼa‧mén. O termo, em geral pronunciado em uníssono pelos que ouvem uma oração, juramento, bênção ou maldição, significa basicamente “assim seja” ou “certamente”. Dizer “amém” indica que se concorda com os sentimentos que acabaram de ser expressos. De acordo com uma obra de referência, “a palavra denota certeza, veracidade, fidelidade e ausência de dúvida”. Nos tempos bíblicos, o termo também obrigava legalmente a pessoa que o usava a cumprir um voto ou pacto e a arcar com suas conseqüências. — Deuteronômio 27:15-26.
Em sua pregação e ensino, Jesus começava algumas de suas declarações com a palavra “amém”. Assim, ele destacava a certeza absoluta do que ia dizer. Nesses casos, a palavra grega a‧mén é traduzida como “deveras” ou “em verdade”. (Mateus 5:18; 6:2, 5; Almeida) Quando duplicada, como se dá em todo o Evangelho de João, a expressão de Jesus é traduzida “em toda a verdade”. (João 1:51) Alguns dizem que o uso que Jesus faz de amém dessa forma é ímpar na literatura sacra.
Nas Escrituras Gregas Cristãs, o título “Amém” é aplicado a Jesus para indicar que seu testemunho é ‘fiel e verdadeiro’. — Revelação (Apocalipse) 3:14.

Nenhum comentário: