sexta-feira, 2 de março de 2012

Quando foi que os astrólogos visitaram Jesus?


O Evangelho de Mateus fala-nos sobre “astrólogos das regiões orientais” que visitaram Jesus, levando presentes a ele. (Mateus 2:1-12; nota) O relato não diz quantos astrólogos, ou “magos”, visitaram o menino Jesus, e não há base concreta para o conceito tradicional de que eram três; a Bíblia também não revela o nome deles.
A New International Version Study Bible (Bíblia de Estudo da Nova Versão Internacional) faz o seguinte comentário sobre Mateus 2:11: “Contrário à tradição, os magos não visitaram Jesus na manjedoura na noite de seu nascimento, como fizeram os pastores. Eles foram visitá-lo alguns meses mais tarde em sua ‘casa’, quando ele era uma ‘criança’.” Isso é comprovado pelo fato de que, quando Herodes queria eliminá-lo, ordenou que todos os meninos de dois anos para baixo em Belém e em seus distritos fossem mortos. Herodes especificou essa faixa etária por fazer um cálculo “segundo o tempo que tinha cuidadosamente averiguado dos astrólogos”. — Mateus 2:16.
Se esses astrólogos tivessem visitado Jesus na noite de seu nascimento e levado ouro e presentes valiosos, Maria provavelmente não teria oferecido apenas dois pássaros, 40 dias depois, ao apresentar Jesus no templo em Jerusalém. (Lucas 2:22-24) Essa era uma provisão da Lei para as pessoas pobres que não podiam comprar um carneirinho. (Levítico 12:6-8) No entanto, esses presentes valiosos podem ter chegado na hora certa e ter sido muito úteis para ajudar nas despesas de alojamento da família de Jesus no Egito. — Mateus 2:13-15.

Nenhum comentário: