sexta-feira, 2 de março de 2012

Quem eram os “Filhos de Zeus” mencionados em Atos 28:11?


O livro bíblico de Atos menciona que o apóstolo Paulo, a caminho de Roma, viajou de Malta a Putéoli num barco que tinha como figura de proa os “Filhos de Zeus”. (Atos 28:11) Esse tipo de emblema era popular entre antigos marinheiros e viajantes.
De acordo com a mitologia grega e romana, Zeus (também conhecido como Júpiter) e Leda tiveram filhos gêmeos, Castor e Pólux. Esses “Filhos de Zeus” eram considerados, entre outras coisas, marinheiros habilidosos que tinham poderes sobre o vento e as ondas. Por isso, eles passaram a ser venerados como padroeiros dos marinheiros. Os viajantes ofereciam sacrifícios a esses deuses e imploravam sua proteção durante tempestades. Acreditava-se que essas deidades gêmeas demonstravam seus poderes de proteção na forma de fogo-de-santelmo, uma descarga elétrica que às vezes aparece nos mastros dos navios durante uma tempestade.
A adoração de Castor e Pólux era bem difundida entre os gregos e os romanos, e uma fonte antiga menciona especificamente que isso acontecia no distrito próximo de Cirene, no Norte da África. O barco mencionado em Atos era da cidade de Alexandria, Egito, que ficava ali perto.

Nenhum comentário: