sexta-feira, 2 de março de 2012

Por que o livro bíblico de 1 Coríntios menciona carne que havia sido sacrificada a ídolos?


O apóstolo Paulo escreveu: “Comei de tudo o que se vende no açougue, sem fazer indagação por causa da vossa consciência.” (1 Coríntios 10:25) De onde vinha essa carne?
Os sacrifícios de animais eram a cerimônia principal nos templos gregos e romanos, mas nem toda a carne usada nos sacrifícios era consumida durante a cerimônia. A carne que sobrava nesses templos pagãos era vendida nos açougues e mercados. O livro Idol Meat in Corinth (Carne Oferecida a Ídolos em Corinto) diz: “Os que realizavam as cerimônias . . . eram chamados em outros contextos de cozinheiros e/ou açougueiros. Eles vendiam no mercado parte da carne que recebiam como pagamento por abater os animais para o sacrifício.”
Portanto, nem toda a carne vendida nos mercados era sobra de cerimônias religiosas. Escavações feitas no mercado de carne (em latim, macellum) de Pompeia revelaram a presença de carcaças inteiras de ovelhas. Segundo o erudito Henry J. Cadbury, isso sugere que “no macellum talvez fossem vendidos animais vivos ou abatidos, bem como carne já cortada em pedaços ou que havia sido oferecida em sacrifício num templo”.
O que Paulo quis dizer é que, embora os cristãos não participassem em adoração pagã, eles podiam comprar carne que havia sido sacrificada num templo, visto que isso em si não tornava a carne impura.

Nenhum comentário: