sexta-feira, 2 de março de 2012

Mateus 3:4 diz que João Batista comia “gafanhotos e mel silvestre”. Os gafanhotos eram um alimento comum naquele tempo?


Alguns duvidam que João realmente comesse insetos e dizem que Mateus se referia às vagens da alfarrobeira, ou a uma fruta silvestre ou até mesmo a um tipo de peixe. No entanto, a palavra grega usada por Mateus designa uma família de gafanhotos conhecida hoje como acridídeos. A espécie mais comum em Israel era o gafanhoto do deserto, conhecido por formar enxames devastadores. — Joel 1:4, 7; Naum 3:15.
Os gafanhotos eram uma iguaria para os povos antigos como os assírios e os etíopes, e ainda são consumidos hoje por alguns beduínos e judeus iemenitas. Em Israel, os gafanhotos eram considerados comida dos pobres. Depois de se remover a cabeça, as pernas e o abdome, comia-se o tórax cru, assado, ou depois de seco ao sol. Às vezes, salgavam-se os gafanhotos ou colocavam-nos em vinagre ou mel. O historiador Henri Daniel-Rops diz que o sabor é similar ao do camarão.
Visto que João pregava no deserto, é provável que ele encontrasse gafanhotos com facilidade. (Marcos 1:4) Contendo 75% de proteína, os gafanhotos, junto com mel silvestre, formavam uma refeição altamente nutritiva.

Nenhum comentário: