sexta-feira, 2 de março de 2012

Nos dias de Jesus, por que não era fácil ler num rolo?


O tamanho comum das folhas usadas na fabricação desses rolos era de 23 a 28 centímetros de comprimento e de 15 a 23 centímetros de largura. Várias folhas eram coladas lado a lado ou costuradas juntas com fio de linho. Em alguns casos, usavam-se folhas mais compridas. O Rolo do Mar Morto de Isaías foi feito com 17 tiras de pergaminho, totalizando aproximadamente sete metros de comprimento, segundo seu estado atual de conservação. O rolo de Isaías que Jesus usou na sinagoga em Nazaré pode ter sido de tamanho similar. — Lucas 4:16, 17.
Sobre esse relato, Alan Millard diz em seu livro Discoveries From the Time of Jesus (Descobertas da Época de Jesus): “O leitor segurava o livro [rolo] e o desenrolava com a mão esquerda, pegando a ponta externa com a mão direita e enrolando-a novamente à medida que lia, coluna por coluna. Para Jesus chegar no capítulo 61 de Isaías, que leu na sinagoga, ele teve de desenrolar a maior parte do rolo e o enrolar de novo.”
Naquele tempo, o livro de Isaías não tinha divisão de capítulos e versículos como conhecemos hoje. Quando o rolo de Isaías foi entregue a Jesus na sinagoga em Nazaré, ele teve de localizar o trecho que hoje se encontra em Isaías 61:1, 2 nas nossas Bíblias. Jesus “achou o lugar” com facilidade, mostrando que estava bem familiarizado com a Palavra de Deus.

Nenhum comentário: