sexta-feira, 2 de março de 2012

Que língua Jesus falava?


Os eruditos têm opiniões diferentes sobre que língua Jesus falava. No entanto, como homem, é bem provável que ele tenha usado uma forma do hebraico e um dialeto do aramaico. Quando Jesus foi a Nazaré, na Galiléia, e entrou na sinagoga ali, leu um trecho da profecia de Isaías, pelo visto escrita em hebraico. Nada indica que Jesus tenha traduzido esse trecho para o aramaico. — Lucas 4:16-21.
Sobre as línguas usadas na Palestina quando Jesus estava na Terra, o professor G. Ernest Wright disse: “O grego e o aramaico eram, pelo visto, as línguas comuns . . . Era possível ouvir soldados e oficiais romanos conversando em latim, ao passo que judeus ortodoxos provavelmente falavam entre si uma variedade posterior do hebraico.” Não é de admirar que o letreiro que Pilatos mandou colocar na estaca de tortura de Jesus tenha sido escrito em três idiomas — hebraico, latim e grego. — João 19:20.
Alan Millard, no seu livro Discoveries From the Time of Jesus (Descobertas da Época de Jesus), disse: “Enquanto os governantes romanos realizavam seus deveres diários, eles com certeza falavam grego, e no seu julgamento Jesus deve ter respondido as perguntas de Pilatos em grego.” Embora a Bíblia não mencione que Jesus tenha falado nesse idioma, é interessante notar que não se fala de nenhum intérprete sendo usado para essa conversa. — João 18:28-40.
Segundo o professor Wright, “não temos como saber se [Jesus] falava grego ou latim, mas em seu ministério de ensino ele usava regularmente quer o aramaico, quer o hebraico popular, que foi altamente influenciado pelo aramaico.” — Biblical Archaeology (Arqueologia Bíblica), 1962, página 243.

Nenhum comentário: