sexta-feira, 2 de março de 2012

Será que as formigas realmente recolhem seu alimento no verão?


 Provérbios 6:6-8 diz: “Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; vê os seus caminhos e torna-te sábio. Embora não tenha comandante, nem oficial ou governante, prepara seu alimento no próprio verão; tem recolhido seus alimentos na própria colheita.”
De fato, várias espécies de formiga armazenam comida. É provável que Salomão tenha se referido à formiga colhedeira (Messor semirufus), a mais comum em Israel atualmente.
Segundo certa fonte, “as formigas colhedeiras saem de seus ninhos para procurar comida quando o tempo é favorável . . . [e] recolhem sementes durante os meses mais quentes do ano”. Elas apanham sementes nas plantas ou do chão, e constroem seus ninhos subterrâneos perto de campos, celeiros ou eiras, onde há grãos.
No ninho, as formigas armazenam os alimentos numa série de câmaras de forma achatada, ligadas por uma rede de galerias. Essas câmaras podem ter até 12 centímetros de diâmetro e 1 centímetro de altura. Diz-se que uma colônia de formigas colhedeiras bem suprida consegue sobreviver “por mais de quatro meses, mesmo que lá fora não haja mais alimento ou água”.

Nenhum comentário: