sexta-feira, 2 de março de 2012

Jesus era parente de algum de seus 12 apóstolos?


As Escrituras não dão uma resposta direta a essa pergunta. No entanto, provas circunstanciais e a tradição sugerem que alguns dos 12 apóstolos eram parentes de Jesus.
Os escritores dos Evangelhos fornecem o nome das mulheres que observavam Jesus quando ele estava morrendo na estaca de tortura. João 19:25 identifica quatro delas: “Sua mãe [Maria] e a irmã de sua mãe; Maria, esposa de Clopas, e Maria Madalena.” Comparando esse versículo com as descrições de Mateus e Marcos a respeito da mesma cena, podemos chegar à conclusão de que a irmã da mãe de Jesus era Salomé. Por sua vez, é provável que essa Salomé fosse a mãe dos filhos de Zebedeu. (Mateus 27:55, 56; Marcos 15:40) Assim, os filhos dela, identificados em outros textos como Tiago e João, seriam primos de primeiro grau de Jesus. Jesus convidou esses dois irmãos, que eram pescadores, para ser seus discípulos. — Mateus 4:21, 22.
A tradição não bíblica afirma que Clopas, ou Alfeu, marido de uma das mulheres mencionadas em João 19:25, era irmão de José, pai adotivo de Jesus. Se essa tradição for baseada em fatos, então outro dos 12 apóstolos, Tiago, filho de Alfeu, também era primo de Jesus. — Mateus 10:3.

Nenhum comentário: