sexta-feira, 2 de março de 2012

Por que Jesus e Pedro pagaram o imposto do templo com apenas uma moeda?


Nos dias de Jesus, todos os judeus do sexo masculino acima de 20 anos tinham de pagar o imposto anual do templo no valor de duas dracmas ou de uma didracma. Isso equivalia ao salário de uns dois dias de trabalho. Quando surgiu a questão sobre pagar imposto, Jesus disse a Pedro: “Vai ao mar, lança o anzol e toma o primeiro peixe apanhado, e, quando lhe abrires a boca, acharás uma moeda de estáter. Leva-a e dá-lha por mim e por ti.” — Mateus 17:24-27.
Muitos eruditos acreditam que a moeda de estáter mencionada nesse texto era, na verdade, um tetradracma. Essa moeda valia quatro dracmas, ou o equivalente ao imposto do templo para duas pessoas. O tetradracma era muito mais comum e mais acessível do que a didracma. Assim, o Novo Dicionário da Bíblia comenta: “Parece que os judeus freqüentemente se juntavam aos pares para pagar o tributo do Templo.”
Além disso, quem quisesse pagar o imposto para apenas uma pessoa tinha de pagar ágio, uma comissão pela troca de dinheiro. Essa taxa podia ser de até 8%. No entanto, quem pagava para duas pessoas ao mesmo tempo, ficava isento dessa taxa. Portanto, até mesmo nesse pequeno detalhe, o relato registrado por Mateus está em harmonia com o que se sabe a respeito de práticas comuns nos dias de Jesus.

Nenhum comentário: