sexta-feira, 2 de março de 2012

A que o apóstolo Paulo estava se referindo quando disse que levava em seu corpo “as marcas dum escravo de Jesus”? — Gálatas 6:17.


 As palavras de Paulo podem ter sido entendidas de várias maneiras por seus ouvintes no primeiro século. Por exemplo, nos tempos antigos usava-se um ferro em brasa para identificar prisioneiros de guerra, ladrões de templos e escravos fugitivos. Esse tipo de marca no corpo de uma pessoa era considerado algo desonroso.
No entanto, essas marcas nem sempre eram encaradas de forma negativa. Muitos povos antigos as usavam para mostrar que pertenciam à certa tribo ou religião. Por exemplo, segundo o Theological Dictionary of the New Testament (Dicionário Teológico do Novo Testamento), “os sírios se consagravam aos deuses Hadade e Atárgatis por meio de marcas no pulso ou no pescoço . . . Os devotos de Dionísio recebiam uma marca em forma de folha de hera”.
Muitos comentaristas atuais acreditam que Paulo estivesse se referindo a cicatrizes causadas por maus-tratos que recebeu durante suas atividades cristãs como missionário. (2 Coríntios 11:23-27) Mas o que Paulo talvez quisesse dizer era que seu modo de vida — não alguma marca literal — o identificava como cristão.

Nenhum comentário: