sexta-feira, 2 de março de 2012

Quem eram os reis magos que visitaram o menino Jesus?


De acordo com o relato sobre o nascimento de Jesus no Evangelho de Mateus, visitantes das “regiões orientais” que haviam visto a estrela de um novo rei deram presentes ao menino Jesus. O texto grego do Evangelho chama esses visitantes de má‧goi, ou seja, “magos”. (Mateus 2:1, nota) O que sabemos sobre eles?
A mais antiga e importante fonte de informações a respeito dos reis magos é o historiador grego Heródoto. Ele viveu no quinto século AEC e registrou que os magos pertenciam a uma classe sacerdotal persa especializada em astrologia, interpretação de sonhos e uso de encantamentos. Na época de Heródoto, a religião da Pérsia era o zoroastrismo. Por isso, os magos de quem ele falou eram provavelmente sacerdotes zoroastrianos. “Em sentido mais amplo”, diz a The International Standard Bible Encyclopedia (Enciclopédia Bíblica Padrão Internacional), “um mágos no mundo helenístico tinha conhecimento e habilidades sobrenaturais e era às vezes praticante de magia”.
Vários dos primeiros comentaristas “cristãos”, como Justino, o Mártir, Orígenes e Tertuliano, chamaram os magos que visitaram Jesus de astrólogos. Por exemplo, Tertuliano escreveu em seu livro intitulado “Sobre Idolatria”: “Sabemos da aliança mútua entre a magia e a astrologia. Os intérpretes das estrelas, então, foram os primeiros . . . a apresentar a Ele [Jesus] ‘dádivas’.” Em harmonia com esse entendimento, muitos tradutores bíblicos vertem má‧goi por “astrólogos”.

Nenhum comentário: