sexta-feira, 2 de março de 2012

Por que José pensou em dar a Maria um certificado de divórcio se eles eram apenas noivos?


Segundo o Evangelho de Mateus, José soube que Maria estava grávida quando ela ‘estava prometida em casamento a ele’. No entanto, eles ainda não eram casados. Sem saber que Maria estava grávida “por espírito santo”, José deve ter pensado que ela havia sido infiel e por isso resolveu se divorciar dela. — Mateus 1:18-20.
Entre os judeus, os noivos eram encarados como já casados. Mas os dois não passavam a viver juntos como marido e mulher até que as formalidades do casamento tivessem sido concluídas. O noivado era um vínculo tão forte que se, por causa de uma mudança de sentimentos por parte do noivo ou por qualquer outra razão forte, o casamento não acontecesse a jovem não estava livre para se casar até obter um certificado de divórcio. Se o noivo morresse antes do casamento, a noiva era considerada viúva. Por outro lado, se ela cometesse fornicação durante o noivado, era considerada adúltera e sentenciada à morte. — Deuteronômio 22:23, 24.
Pelo visto, José pensou nas conseqüências de expor Maria a todas as pessoas da comunidade. Apesar de se sentir obrigado a trazer o assunto à atenção das autoridades competentes, ele quis protegê-la e evitar um escândalo. Então, decidiu se divorciar dela em segredo. Afinal, o fato de uma mãe solteira ter um certificado de divórcio indicaria que ela já havia sido casada.

Nenhum comentário: