sexta-feira, 2 de março de 2012

Por que Mateus atribuiu palavras do livro de Zacarias ao profeta Jeremias?


A passagem em questão encontra-se em Mateus 27:9, 10, onde o evangelista falou sobre o dinheiro dado a Judas Iscariotes para trair Jesus. Os versículos dizem: “Cumpriu-se assim aquilo que fora falado por intermédio de Jeremias, o profeta, que disse: ‘E tomaram as trinta moedas de prata, o preço do homem com que foi avaliado, . . . e deram-nas pelo campo do oleiro.’” Na verdade, quem profetizou a respeito das 30 moedas de prata foi Zacarias, não Jeremias. — Zacarias 11:12, 13.
Parece que o livro de Jeremias, e não o de Isaías, era às vezes colocado primeiro na coleção de livros chamada de “os Profetas”. (Mateus 22:40) Por isso, quando Mateus falou aqui de “Jeremias”, ele estava se referindo a uma seção inteira das Escrituras chamada pelo nome do primeiro livro. Essa seção incluía Zacarias.
De modo similar, Jesus usou “Salmos” para se referir a vários livros bíblicos também conhecidos como “os Escritos”. Assim, ao dizer que todas as coisas escritas a seu respeito “na lei de Moisés, e nos Profetas, e nos Salmos” tinham de se cumprir, Jesus estava falando sobre as profecias contidas nas inteiras Escrituras Hebraicas. — Lucas 24:44.

Nenhum comentário: