sexta-feira, 2 de março de 2012

O que era o Urim e o Tumim?


Pelo visto o Urim e o Tumim eram usados no Israel antigo para saber qual era a vontade de Jeová nos assuntos que envolviam a nação ou seus líderes. Esses objetos eram confiados ao sumo sacerdote e ficavam guardados na bolsa do “peitoral do julgamento”. (Êxodo 28:15, 16, 30) Embora as Escrituras não descrevam nenhuma vez esses objetos nem a forma como eram usados, várias passagens parecem indicar que eles serviam como sortes que resultariam numa resposta “sim” ou “não”, ou em nenhuma resposta da parte de Deus.
Um exemplo desse uso foi quando Davi pediu que Abiatar trouxesse o que aparentemente era o éfode do sumo sacerdote, que continha o Urim e o Tumim. Davi fez duas perguntas a Jeová: ‘Saul virá atrás de mim?’ e ‘Será que os proprietários de terras de Queila me entregarão na mão de Saul?’ A resposta às duas perguntas foi sim, permitindo que Davi tomasse decisões apropriadas. — 1 Samuel 23:6-12.
Numa ocasião anterior, o Rei Saul usou o Urim e o Tumim para determinar, primeiro, se a culpa estava com o povo ou com ele e Jonatã, e, depois, se o ofensor era ele ou seu filho. (1 Samuel 14:40-42) Mais tarde, depois de Saul ter perdido o favor divino, Deus não o orientou mais “nem por sonhos, nem por Urim, nem pelos profetas”. — 1 Samuel 28:6.
Segundo a tradição judaica, o Urim e o Tumim deixaram de ser usados quando o templo de Jeová foi destruído em 607 AEC.

Nenhum comentário: