sexta-feira, 2 de março de 2012

Havia apicultores no Israel antigo?


De acordo com as Escrituras Hebraicas, Deus prometeu levar o antigo povo israelita para ‘uma terra que manava leite e mel’. (Êxodo 3:8) Pelo visto, a maior parte das referências bíblicas ao mel falam do alimento produzido por abelhas silvestres. A Bíblia não diz nada sobre apicultura no Israel antigo. No entanto, uma descoberta recente no vale de Bete-Seã, Israel, revela que nos tempos antigos seus habitantes trabalhavam com “apicultura em escala industrial”.
Em Tel Rehov, pesquisadores do Instituto de Arqueologia da Universidade Hebraica de Jerusalém desenterraram um apiário datado do período entre o décimo século e o início do nono século AEC — o começo da monarquia em Israel. Essa foi a primeira vez que foram descobertas colméias antigas no Oriente Médio. Acredita-se que o apiário contivesse originalmente cem colméias, organizadas em fileiras e empilhadas em pelo menos três camadas.
O relatório da universidade sobre a descoberta diz que cada colméia era “um cilindro de argila não-cozida . . . com cerca de 80 centímetros de comprimento e 40 centímetros de diâmetro. . . . Especialistas em apicultura e eruditos que visitaram o local estimam que talvez se extraísse das colméias até meia tonelada de mel por ano”.

Nenhum comentário: