sexta-feira, 2 de março de 2012

Quanto valiam as duas moedas da viúva?


No primeiro século da EC, o valor do imposto anual do templo, pago pelos judeus, era de “duas dracmas”, que equivaliam aproximadamente ao salário de dois dias de trabalho. (Mateus 17:24) A título de comparação, Jesus disse que dois pardais eram vendidos “por uma moeda de pequeno valor”, o equivalente ao salário de 45 minutos. De fato, cinco pardais podiam ser comprados pelo dobro desse valor, ou pelo que se ganhava em cerca de 90 minutos de trabalho. — Mateus 10:29; Lucas 12:6.
A contribuição do templo feita pela viúva necessitada que Jesus observou valia muito menos que isso. As duas moedas, ou dois léptons, eram as menores moedas de cobre usadas em Israel naquela época. Elas equivaliam a apenas 1⁄64 do salário de um dia de trabalho, ou menos que um salário de 12 minutos, quando comparadas com um dia normal de trabalho de 12 horas.
Jesus Cristo considerou a oferta da viúva mais valiosa do que a de todos os que haviam doado uma quantia maior, só que “dos seus excedentes”. Por quê? O relato menciona que a viúva tinha “duas pequenas moedas”, de modo que podia ter dado só uma e ficado com a outra. No entanto, ela deu “tudo o que tinha, todo o seu meio de vida”. — Marcos 12:41-44; Lucas 21:2-4.

Nenhum comentário: