sexta-feira, 2 de março de 2012

Por que Jesus lavou os pés dos seus apóstolos?


No Israel antigo, muitos do povo comum realizavam suas atividades diárias descalços. Calçados, para quem os usava, consistiam de sandálias, que eram basicamente um solado amarrado no pé e no tornozelo. Visto que as ruas e os campos eram poeirentos ou lamacentos, ficar com os pés sujos era inevitável.
Portanto, era costume a pessoa tirar as sandálias ao entrar numa casa. A hospitalidade exigia lavar os pés dos visitantes. Essa tarefa era realizada pelo dono da casa ou por um servo. A Bíblia contém várias referências a essa prática comum. Por exemplo, Abraão disse aos que visitaram sua tenda: “Por favor, tome-se um pouco de água e terão de lavar-se os vossos pés. Recostai-vos então debaixo da árvore. E deixai-me buscar um pedaço de pão, e revigorai os vossos corações.” — Gênesis 18:4, 5; 24:32; 1 Samuel 25:41; Lucas 7:37, 38, 44.
Essas informações históricas nos ajudam a entender por que Jesus lavou os pés dos seus discípulos durante sua última Páscoa com eles. Naquela ocasião, não havia um dono de casa ou servo para realizar esse serviço e, pelo visto, nenhum dos discípulos tomou a iniciativa de fazer isso. Assim, por pegar uma bacia com água e uma toalha para lavar e secar os pés dos seus apóstolos, Jesus deu àqueles homens uma lição de amor e humildade. — João 13:5-17.

Nenhum comentário: