sexta-feira, 2 de março de 2012

O que estava envolvido em ser copeiro do rei?


Neemias era copeiro do rei persa Artaxerxes. (Neemias 1:11) Nas cortes reais do Oriente Médio antigo, o copeiro do rei não era um servo qualquer. Era um alto funcionário. A literatura clássica e uma grande quantidade de representações antigas de copeiros nos ajudam a ter uma noção mais clara do papel de Neemias na corte persa.
Era o copeiro quem provava o vinho do rei para protegê-lo de ser envenenado. Assim, o rei tinha total confiança nele. “A grande necessidade de servos confiáveis se torna ainda mais evidente quando pensamos nas intrigas que costumavam surgir na corte aquemênida [persa]”, diz o erudito Edwin M. Yamauchi. É provável que o copeiro fosse também um dos funcionários favoritos do rei, tendo bastante influência junto a ele. Sua proximidade do monarca todos os dias talvez lhe permitisse decidir quem teria acesso ao rei.
Tudo isso pode ajudar a explicar por que o rei atendeu o pedido de Neemias para retornar a Jerusalém e reconstruir as muralhas. Pelo visto, o rei valorizava muito o serviço de Neemias. O The Anchor Bible Dictionary (Dicionário Bíblico Anchor) diz que “a única coisa que o rei disse foi: ‘Quando você volta?’” — Neemias 2:1-6.

Nenhum comentário: