sexta-feira, 2 de março de 2012

Será que Pôncio Pilatos tinha motivos para temer a César?


Para pressionar o governador romano Pôncio Pilatos a executar Jesus, os líderes judaicos disseram: “Se livrares este homem, não és amigo de César.” (João 19:12) O “César” mencionado aqui era o imperador romano Tibério. Será que Pilatos tinha motivos para temer a esse César?
Que tipo de pessoa era Tibério César? Anos antes do julgamento de Jesus, Tibério já havia se tornado “um homem que parecia estar interessado apenas nos seus próprios desejos e em maneiras cada vez mais perversas de satisfazê-los”, diz a The New Encyclopædia Britannica. Essa paranóia o levou a torturar e a executar qualquer pessoa que fosse até mesmo suspeita de traição. “Se for para acreditar nos historiadores que viveram por volta da época de Tibério”, diz a mesma obra de referência, “pode-se dizer que as diversões preferidas dele eram cruéis e obscenas. Mesmo à luz da interpretação mais positiva, ele matava com crueldade e praticamente de forma aleatória”.
Portanto, é bem provável que a reputação de Tibério tenha influenciado a decisão de Pilatos de ceder à pressão dos líderes judaicos e, assim, ordenar a execução de Jesus. — João 19:13-16.

Nenhum comentário: