sexta-feira, 2 de março de 2012

O que aconteceu com a arca do pacto?


Para os israelitas, a arca do pacto estava associada à presença de Deus. (Êxodo 25:22) Era uma caixa sagrada de madeira recoberta de ouro onde Moisés colocou as duas tábuas de pedra da Lei. Durante o tempo em que os israelitas moraram no deserto, a Arca foi mantida no compartimento da tenda de reunião chamado Santíssimo. (Êxodo 26:33) Mais tarde, ela foi levada para o Santíssimo do templo de Salomão. — 1 Reis 6:19.
A Arca é mencionada pela última vez em 2 Crônicas 35:3 quando o Rei Josias a devolveu ao templo, em 642 AEC. Ela pode ter sido retirada dali pelo antecessor apóstata de Josias, o Rei Manassés, que colocou uma imagem no templo. Ou talvez tenha sido retirada para não ser danificada durante as obras de restauração que Josias fez no templo. (2 Crônicas 33:1, 2, 7; 34:1, 8-11) O que aconteceu depois com a Arca é um mistério, pois ela não está alistada entre os objetos que foram tirados do templo quando os babilônios conquistaram Jerusalém em 607 AEC. — 2 Reis 25:13-17.
As Escrituras não dizem se a Arca voltou para o Santíssimo do templo reconstruído por Zorobabel; nem há evidência de que ela tenha sido substituída por outra. — Esdras 1:7-11.

Nenhum comentário: