sexta-feira, 2 de março de 2012

Por que os judeus começavam a observância do sábado no início da noite?


Quando Jeová deu ao seu povo a lei sobre o Dia da Expiação, ele disse: “Neste mesmo dia não deveis fazer nenhuma sorte de obra . . . É para vós um sábado de completo repouso . . . Deveis observar o vosso sábado de noitinha a noitinha.” (Levítico 23:28, 32) Essa ordem refletia a crença dos judeus de que cada dia começava no início da noite, após o pôr-do-sol, e terminava no pôr-do-sol seguinte. O dia, portanto, ia do início da noite até o início da próxima noite.
Esse método de contar os dias seguia o padrão estabelecido pelo próprio Deus. O relato sobre o primeiro dia de criação figurativo diz: “Veio a ser noitinha e veio a ser manhã, primeiro dia.” Os outros “dias” que vieram a seguir também são contados da mesma forma, começando com a “noitinha”. — Gênesis 1:5, 8, 13, 19, 23, 31.
Os judeus não eram os únicos a contar os dias dessa maneira. Os atenienses, os númidas e os fenícios faziam a mesma coisa. Para os babilônios, porém, cada novo dia começava com o nascer do sol, ao passo que os egípcios e os romanos contavam os dias de meia-noite a meia-noite, como é comum hoje. No entanto, os judeus atualmente ainda começam e terminam a observância do sábado no pôr-do-sol.

Nenhum comentário: