sexta-feira, 2 de março de 2012

Quem era “o capitão do templo” e qual era a sua função?


“O capitão do templo” estava entre os líderes religiosos judeus que mandaram prender os apóstolos Pedro e João quando eles estavam pregando. (Atos 4:1-3) A Bíblia não fornece detalhes sobre as responsabilidades do capitão do templo, mas há algumas fontes históricas que dão informações interessantes sobre isso.
Parece que nos dias de Jesus, esse cargo oficial era ocupado por um sacerdote com autoridade abaixo apenas do sumo sacerdote. O capitão do templo mantinha a ordem dentro e fora do templo em Jerusalém. Ele supervisionava a adoração e também o que pode ser chamado de força policial do templo. Os capitães sob seu comando supervisionavam os vigias que abriam os portões do templo pela manhã e os fechavam à noite, assegurando-se de que ninguém entrasse em áreas restritas. Esses vigias também guardavam o tesouro do templo.
Os sacerdotes e os levitas que trabalhavam no templo estavam organizados em 24 turmas. Havia um rodízio, e cada turma servia por uma semana, duas vezes ao ano. É provável que cada turma tivesse seu próprio capitão. — 1 Crônicas 24:1-18.
Esses capitães do templo eram homens influentes. São mencionados junto com os principais sacerdotes que tramaram a morte de Jesus, e eles também usaram homens sob seu comando para prender Jesus. — Lucas 22:4, 52.

Nenhum comentário: