sexta-feira, 2 de março de 2012

Por que existia rivalidade entre judeus e samaritanos nos dias de Jesus?


João 4:9 diz que ‘os judeus não tinham tratos com os samaritanos’. Pelo visto, esse problema começou quando Jeroboão instituiu a adoração de ídolos no reino de dez tribos de Israel, ao norte. (1 Reis 12:26-30) Os samaritanos eram da cidade de Samaria, capital desse reino. Com o tempo, todos os habitantes das dez tribos passaram a ser chamados de samaritanos. Quando elas caíram diante dos assírios em 740 AEC, os conquistadores levaram estrangeiros pagãos para morar em toda a região. É provável que os casamentos entre esses colonos e o povo local tenham resultado em degeneração ainda maior da adoração que os samaritanos prestavam.
Séculos mais tarde, quando os judeus retornaram do exílio em Babilônia, os samaritanos não apoiaram seus esforços de reconstruir o templo de Jeová e as muralhas de Jerusalém. (Esdras 4:1-23; Neemias 4:1-8) A rivalidade religiosa aumentou quando os samaritanos construíram seu próprio templo no monte Gerizim, provavelmente no quarto século AEC.
Nos dias de Jesus, o termo “samaritano” tinha uma conotação mais religiosa do que geográfica, e se referia a um adepto de uma seita que prosperava em Samaria. Os samaritanos ainda prestavam adoração no monte Gerizim, e os judeus os tratavam com desrespeito e desprezo. — João 4:20-22; 8:48.

Nenhum comentário: