sexta-feira, 2 de março de 2012

Onde ficava Ofir, o lugar que a Bíblia diz ter sido uma fonte de ouro de qualidade superior?


O livro de Jó é o primeiro a comparar o “ouro de Ofir” com “ouro puro”. (Jó 28:15, 16) Uns 600 anos depois dos dias de Jó, o Rei Davi juntou “ouro de Ofir” para a construção do templo de Jeová em Jerusalém. Seu filho Salomão também importou ouro de Ofir. — 1 Crônicas 29:3, 4; 1 Reis 9:28.
Segundo as Escrituras, Salomão mandou construir uma frota de navios em  Eziom-Géber, no mar Vermelho, para trazer ouro de Ofir. (1 Reis 9:26) Há eruditos que dizem que Eziom-Géber está localizada no golfo de Aqaba na área onde hoje fica Elat ou Aqaba. Dali, os navios podiam chegar a qualquer parte do mar Vermelho ou a postos mercantis mais distantes na costa da África ou da Índia, possíveis localizações de Ofir. Havia também quem dissesse que Ofir ficava na Arábia, onde foram encontradas antigas minas de ouro e onde há depósitos explorados até nos tempos modernos.
Sobre se as minas de ouro de Salomão são apenas uma lenda, como muitos dizem, o egiptólogo Kenneth A. Kitchen escreve: “Ofir em si mesma não é mito. Existe um óstraco [ou, fragmento de cerâmica] hebraico, talvez do oitavo século [AEC], que tem uma inscrição com uma nota breve, mas clara, que registra o seguinte: ‘Ouro de Ofir para Bete-Horom — 30 siclos.’ Vemos que Ofir era uma fonte real de ouro, assim como acontece com o ‘Ouro de ‛Amau’, o ‘Ouro de Punt’ ou o ‘Ouro de Kush’ em textos egípcios — em cada caso o ouro ou é proveniente do lugar mencionado ou é daquela qualidade ou tipo.”

Um comentário:

MDA disse...

Muito bom este artigo! Obrigada!